Pré Natal de Risco Habitual e Alto Risco

O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e se possível, sem complicações.

O acompanhamento além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes a maternidade.

Ele se inicia desde o momento que confirmamos a gravidez até o período do parto. Posteriormente temos o acompanhamento puerperal – realizado no pós-parto.

O objetivo do pré-natal é monitorar a gestante, uma vez que ela passará a ter demandas fisiológicas relacionadas a gestação como por exemplo, a pressão arterial, o ganho de peso, a alimentação, o crescimento do bebê intrauterino, sua movimentação, ou seja, tudo que pode acontecer e trazer algum agravo no período gestacional.

Existem dois tipos de Pré natal, os de baixo risco e os de alto risco.

O pré-natal de risco habitual (baixo risco), destinado à gestante que não apresenta nenhum tipo de comorbidade (duas ou mais doenças simultâneas) ou doença que possa se agravar no período da gestação.

Já O pré-natal de alto risco, destinado a mulheres que já possuem ou desenvolvem durante a gravidez algum fator patológico que pode afetar diretamente a gestação, por exemplo, mulheres que já são hipertensas. Nessa fase elas precisam de um acompanhamento de alto risco, de um olhar especializado do médico obstetra ou outros especialistas dependendo do problema.