title

BLOG

Como a acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade?

O tratamento com acupuntura tem demonstrado ótimos resultados na reprodução assistida, pois atua em pontos chaves que influenciam a fertilidade.
A acupuntura pode mediar a liberação dos neurotransmissores que modulam os hormônios femininos e agem no ciclo menstrual, na ovulação e na fertilidade.
Além disso, o tratamento tem o benefício de reduzir o estresse emocional, muito freqüente em casais inférteis, principalmente nos que irão se submeter à fertilização in vitro, e de aumentar o fluxo de sangue nas artérias uterinas, o que propicia melhora do processo de implantação embrionária, reduzindo as taxas de abortamentos espontâneos.
O complemento do processo de transferência embrionária com acupuntura tem demonstrado associação com melhora significante na taxa de gestação clínica, de prosseguimento da gestação, e de nascidos vivos.
Os homens com diagnóstico de oligospermia, ou seja, baixa contagem de espermatozóides na amostra seminal, também podem ter resultados positivos com o tratamento, quando se observa aumento não só da concentração dos espermatozóides no sêmen, mas também melhora da qualidade da amostra.
O tratamento deve ser individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente. Na acupuntura, a pessoa deve ser vista como um todo, e o centro da questão não deve ser a dificuldade de engravidar. É necessário identificar as áreas que sofreram maior desgaste, a fim de restaurar a energia perdida e restabelecer a harmonia consigo mesma e com seu parceiro.

Dra. Layza Merizio Borges
Ginecologista especialista em Reprodução Humana